Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Stephanopodium engleri Baill. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 14-08-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Stephanopodium engleri é uma herbácea endêmica do Estado de Minas Gerais, ocorrendo em Florestas Estacionais. A EOO estimada é inferior a 5.000 km² e a AOO é inferior a 500 km², colocando a espécie na categoria "Em perigo" (EN). Em 1997, S. engleri foi avaliada como "provavelmente extinta" em Minas Gerais, porém, em 2010, foi coletada em localidade próxima à capital do Estado. Os dados disponíveis indicam sua ocorrência em áreas urbanas e em regiões com atividade mineradora, configurando duas situações de ameaça que reduzem a EOO, AOO e a qualidade do hábitat.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Stephanopodium engleri Baill.;

Família: Dichapetalaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

A espécie ocorre em Minas Gerais(Prance; Medeiros, 2012), onde é endêmica (Amorim, com. pess.)

Ecologia

A especie é uma arbórea de tamanho pequeno. A floração ocorre de dezembro a abril (Prance, 1972). No entanto foi encontrado registro com flor em novembro (Thomas, W. W., 11237, NYBG 284892).Planta com rara documentação, possivelmente ocorre em áreas de florestas estacionais (Amorim, com. pess.)

Ameaças

3.3.2 Sub-national/national trade
Severidade medium
Detalhes Em Minas Gerais a espécie ocorre em região ameaçada pela atividade de carvoaria (Amorim, com. pess.).

1.3.1 Mining
Severidade high
Detalhes Na região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, é observada como ameaça a atividade mineradora de ferro. A cava atinge diretamente os ecossistemas de Campo Ferruginoso, incluindo a disposição de estéril e rejeitos. A região é protegida por legislação federal e estadual por serem de ocorrência restrita às cristas serranas, classificadas como Área de Preservação Permanente (SNUC) (Santos, 2010).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Provavelmente extinta" (EX) segundo a Listavermelha da flora de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Vulnerável" (VU) segundo a Listavermelha da flora do Pará (COEMA-PA, 2007).

Referências

- PRANCE, G. T.; MEDEIROS, H. Dichapetalaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/index?mode=sv&group=Root_.Angiospermas_&family=Root_.Angiospermas_.Araceae_&genus=&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&vegetation=&last_level=subspecies&listopt=1>.

- GONTIJO, F. D. Chrysobalanaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M. COSTA, D. P. KAMINO, L. H. Y. Plantas da floresta atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, p.516, 2009.

- SANTOS, L. M. Restauração de campos ferruginosos mediante resgate de flora e uso de topsoil no quadrilátero ferrifero, Minas Gerais. Tese de doutorado. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

- PRANCE, G. T. Flora Neotropica: Dichapetalaceae. Monograph 10. 1972. 1-84 p.

- ANDRé MáRCIO ARAUJO AMORIM. Comunicação do especialista André Márcio Araujo Amorim, da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus (BA), para o analista Daniel Maurenza, pesquisador do CNCFlora, em 14/08/2012, 2012.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE, PARÁ. Resolução COEMA nº 54 de 24 de outubro de 2007. Homologa a lista de espécies da flora e da fauna ameaçadas no Estado do Pará., Belém, PA, 2007.

Como citar

CNCFlora. Stephanopodium engleri in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Stephanopodium engleri>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 14/08/2012 - 14:02:30